Domingo 03 de Agosto de 2025 - Teresina - Piauí
Links interessantes
Meus livros
Escolha o livro que vai matar a sua sede!
Autores piauienses
Escolha o autor que vai matar a sua sede!
Fontes fotográficas Galeria Pessoal Galeria de arte Galeria literária
Fontes de Textos e Palestras Fontes em Acervo Fontes em Mural
Continuar lendo
Em 13 de janeiro de 1759, a família Távora e os demais acusados foram cruelmente executados na...
Continuar lendoFragmentos de um capítulo: O TERREMOTO DE LISBOA
Quem chegasse a Lisboa, na...
Continuar lendoCreio que todos já ouvimos falar de Nicolau de Rezende, o português que naufragou na costa do...
Continuar lendoMeus amigos, o maior editor de obras de autores piauienses do mundo, Francisco Leonardo Dias da Silva, acaba de se...
Continuar lendoBEBA DA MINHA FONTE
Publicado em: 03/07/2019 - Visto: 1606 vezes
Quando imagino a beleza que é o universo, sempre me vem à mente os agradáveis momentos que já passei na vida em absoluta contemplação. Na adolescência, faixa de idade em que iniciamos intrincados questionamentos sobre tudo, inspirava-me nas estrelas e na lua para redigir poemas a uma amada imaginária, à mulher dos sonhos, ao futuro familiar todos almejamos. E apreciava a noite, ora escura e misteriosa, ora clara e transbordante de luar; o sol, o amanhecer, o castigante reflexo de seus raios, o entardecer; a chuva, cuja densidade de suas nuvens carregadas afasta o brilho das cores enquanto rega a terra; a vegetação, aquela planta que surgiu como por encanto; os animais em geração de consequentes crias; o homem, este ser misterioso e único na natureza condenado a ter consciência de si próprio, dividindo-se em sociedades, formando personalidades, hábitos culturais, lutando pela sobrevivência, estratificando a convivência e desequilibrando a igualdade de direitos.
Afinal de contas, quando teve início os mistérios da vida, a origem de tudo? Por quais mares nossos ancestrais navegaram? Como se formaram o sistema solar e os planetas? Como se divide a linha do tempo? Onde está o elo perdido? Como surgiram as primeiras civilizações? Quais são os vestígios e as ocorrências arqueológicas que determinam a idade do homem sobre a terra?
Esse trabalho pode não ter tantas respostas para tantas indagações, até porque há muita controvérsia em relação à origem do universo e da vida na terra. Mas aqui você vai encontrar uma linha capaz de lhe auxiliar na identificação dos espaços temporais, apenas para facilitar um melhor entendimento sobre determinados fenômenos, quando nos questionamos quando ocorreram. Como introdução, um pequeno registro das eras e suas conseqüentes divisões, além de análises sobre a contagem do tempo e as origens do homem. Não é um trabalho aprofundado, com larga fundamentação científica, mas apenas a organização cronológica de fenômenos que podem ser úteis na compreensão da fascinante história da humanidade, numa escala que nasce no Éon, há 4,57 bilhões de anos, e encerra com a polêmica época do nascimento de Cristo, quando se iniciou uma nova era, a Era de Peixes.
O livro pretende dar uma noção das ocorrências ao longo da vida sobre a face da terra. É uma cronologia que ajuda a entender as evidências e descobertas arqueológicas ao longo dos anos, que facilitaram o entendimento sobre o surgimento da vida e a origem do universo.
Quando imagino a beleza que é o universo, sempre me vem à mente os...
Fontes em revisão
Fontes esgotadas
O livro é uma publicação do SEBRAE Piauí e se destina a subsidiar empresários,... Continuar lendo
Essa publicação pretende contribuir para a montagem do Inventário do Produto Turístico... Continuar lendo
AGESPISA, história desafios e perspectivas. Com esse subtítulo, o livro faz uma abordagem completa da... Continuar lendo
"Macauã" é uma ficção entremeada de personagens históricos e mitológicos,... Continuar lendo
Eu era menino quando minha avó me obrigava a assistir às missas de Domingo, na igreja do Meduna,... Continuar lendo